Como ser Lis de Ouro


   Aprovado pela Diretoria do Nível Local, homologado pela Diretoria Regional e certificado pela Diretoria Executiva Nacional, ao Escoteiro especialmente recomendado pelos escotistas e pela Corte de Honra de sua Tropa, que:


1 - Tenha realizado a totalidade das atividades previstas no Guia da Aventura Escoteira - Rumo e Travessia; 
2 - Possuir o Cordão Vermelho e Branco; 
3 - Possuir uma das seguintes Insígnias de Interesse Especial do Ramo Escoteiro: Insígnia Mundial do Meio Ambiente, Insígnia da Lusofonia, Insígnia Cone Sul ou Insígnia da Ação Comunitária; 
4 - Possuir a Insígnia da sua respectiva modalidade (Aviador, Grumete e Explorador), do Ramo Escoteiro.
5 - Possuir pelo menos 10 noites de acampamento, como Escoteiro, com sua Patrulha ou Tropa Escoteira; 
6 - Possuir aprovação da Corte de Honra.

   O distintivo deve ser colocado na manga direita da camisa e pode ser usado até a conquista do distintivo Escoteiro da Pátria, ou, caso isto não aconteça, até sua saída do Ramo Sênior. Os Escoteiros podem começar a realizar os itens necessários para conquistar o Distintivo de Lis de Ouro desde o início da sua vida na Tropa, em paralelo com as outras etapas de progressão.

1 - PROGRESSÃO

   A assiduidade nas atividades da sede é muito importante caso você queria ser um Lis de Ouro, pois durante as atividades em sede o chefe aplica atividades relacionadas ao seu desenvolvimento como escoteiro e assim progredindo em cada ciclo de PISTAS para TRILHA, de TRILHA para RUMO, de RUMO para TRAVESSIA e de TRAVESSIA para a conquista da LIS DE OURO.
Não falte as atividades em sede e você chegará rapidamente em travessia. 

2 - ESPECIALIDADES

   Para possuir o CORDÃO VERMELHO E BRANCO, o escoteiro deve conquistar antes o CORDÃO VERDE E AMARELO, através das especialidades. Fazer especialidades é importante, porém para conquistar os cordões mais rápido existem certas especialidades especificas para isso:

   CORDÃO DE EFICIÊNCIA VERDE E AMARELO - Concedido pelo Grupo ao Escoteiro especialmente recomendado pela Corte de Honra de sua Tropa que possuir, no mínimo, seis especialidades distribuídas nos cinco Ramos de Conhecimento, em qualquer nível. O Cordão é um trançado com um fio verde e outro amarelo.
   O Cordão é usado em volta do ombro direito até o jovem conquistar o Cordão de Eficiência Vermelho e Branco ou deixar o Ramo Escoteiro. Com comprimento total máximo de 130 cm.

   CORDÃO DE EFICIÊNCIA VERMELHO E BRANCO - Concedido pelo Grupo ao Escoteiro portador do Cordão de Eficiência verde e amarelo e especialmente recomendado pela Corte de Honra de sua Tropa que possuir no mínimo, doze especialidades, estando entre estas especialidade conquistadas, a especialidade de Primeiros Socorros, no nível 2, e mais três especialidades do Ramo de conhecimentos Serviços, todas no nível 2. O Cordão é um trançado com um fio vermelho e outro branco.
   O Cordão é usado em volta do ombro direito, em substituição ao Cordão Verde e Amarelo, até o jovem deixar o Ramo Escoteiro. Com comprimento total máximo de 130 cm.

3 - INSIGNIAS ESPECIAIS

O escoteiro deve possuir no mínimo uma das INSIGNIAS DE INTERESSE ESPECIAL listadas abaixo:

INSÍGNIA DA LUSOFONIA

Linguagem e Comunicação: Realizar pelo menos duas, sendo obrigatória à primeira: 
1) Acompanhar as principais notícias de um site de notícias ou jornal de outro país Lusófono, por pelo menos duas semanas, e apresentar uma coletânea para a sua Seção. 
2) Ler um livro originário de outro país Lusófono e apresentar um resumo para sua Seção. 
3) Entrar em contato com um jovem escoteiro ou escoteira de outro país da CEL (através da escrita) para produzir uma notícia de uma atividade que ele tenha realizado.

Escotismo: Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo: 
1) Aprender uma canção e ensiná-la à seção (via internet ou pessoalmente); 
2) Preparar um prato típico da culinária mateira, que seja popular em outro país Lusófono, e que seja desconhecido dos Escoteiros do Brasil. 
3) Participar de um Encontro Lusófono em um Jamboree. 
4) Apresentar para sua Tropa como é o Escotismo em pelo menos 3 países Lusófonos (uniforme, distintivos, idades para ingresso, símbolo da associação, estrutura, etc).

Cultura: Realizar pelo menos três, dentre as opções abaixo: 
1) Fazer uma peça de artesanato de outro país lusófono; 
2) Fazer um jantar completo para a sua patrulha com comidas típicas de outro país lusófono; 
3) Fazer uma esquete baseada em uma lenda ou conto de um outro país lusófono. 
4) Fazer um recital de poemas, poesias e declamações de outro país lusófono na seção; 
5) Promover um sarau com músicas de bandas e artistas de outros países lusófonos que sejam cantadas em português; 
6) Editar um vídeo com canções ou danças populares de outro país e divulgar para o Grupo Escoteiro.

Geografia: Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo: 
1) Organizar um mural sobre os países lusófonos e divulgar para a seção ou para o Grupo Escoteiro; 
2) Pesquisar locais em outro país lusófono onde poderiam fazer trilhas, acampamentos, escaladas, travessias, etc e divulgar no site da seção ou do Grupo Escoteiro; 
3) Pesquisar pontos turísticos em outro país lusófono e apresentar à seção; d. Montar um quadro comparativo contendo as principais diferenças de clima, flora, fauna e relevo de pelo menos 3 países lusófonos.

INSÍGNIA DO CONE SUL

Escotismo: Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo: 
1) Apresentar para sua Tropa como é o Escotismo em pelo menos 3 países do Cone Sul (vestuário/uniforme, distintivos, idades para ingresso, símbolo da associação, estrutura, etc). 
2) Participar de um Jamboree Panamericano ou outra atividade com escoteiros de outros países do Cone Sul. 
3) Preparar um prato típico da culinária mateira, que seja popular em outro país do Cone Sul, e não usual dos Escoteiros do Brasil.
4) Aprender uma técnica de campo (pioneiria, amarra, confecção de forno, etc) que seja diferente ou não usual dos Escoteiros do Brasil, e aplica-la em uma atividade.

Cultura: Realizar pelo menos três, dentre as opções abaixo: 
1) Explorar a música e a dança em pelo menos 3 países do Cone Sul, destacando quais os principais ritmos, cantores e instrumentos. 
2) Fazer uma esquete baseada em uma lenda ou conto de um outro país do Cone Sul. 
3) Elaborar um jantar completo (prato principal, acompanhamento, bebida e sobremesa) para sua Patrulha. 
4) Ler um livro originário de outro país do Cone Sul e apresentar um resumo para sua Seção. 
5) Participar de uma festa típica relativa à cultura de outro país do Cone Sul.

Linguagem e Comunicação: Realizar as atividades abaixo: 
1) Acompanhar as principais notícias de um site de notícias ou jornal de outro país do Cone Sul, por pelo menos duas semanas, e apresentar uma coletânea para a sua Seção. 
2) Entrar em contato com um jovem (escoteiro ou escoteira) de um outro país do Cone Sul, e produzir uma notícia sobre uma atividade realizada por ele.

Geografia: Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo: 
1) Organizar um mural sobre os países do Cone Sul e divulgar para a seção ou para o Grupo Escoteiro; 
2) Pesquisar locais em outro país do Cone Sul, indicando onde poderiam ser realizadas atividades como: trilhas, acampamentos, escaladas, travessias, etc e divulgar no site da seção ou do Grupo Escoteiro; 
3) Pesquisar os principais pontos turísticos de pelo menos dois países do Cone Sul. 
4) Montar um quadro comparativo contendo as principais diferenças de clima, flora, fauna e relevo de pelo menos 3 países do Cone Sul.

INSÍGNIA DA AÇÃO COMUNITÁRIA

1) Participar, como Escoteiro, de um Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária ou de outra atividade de ação comunitária realizada pela sua Patrulha, Tropa ou pelo seu Grupo Escoteiro. 
2) Participar de um PROJETO, no Ramo Escoteiro, que pode ser realizado sozinho, com outro companheiro ou companheiros de patrulha, ou com sua patrulha, nas seguintes condições: 
- Que seja idealizado e concebido pelo próprio jovem, companheiro(s) ou Patrulha; 
- Cujo conteúdo seja resultado de uma necessidade apresentada por sua comunidade próxima (ex: Tropa, grupo ou bairro.); 
- Que seja desenvolvido seguindo todas as etapas de diagnóstico, organização, execução e avaliação; com acompanhamento de um adulto aprovado pela Chefia de Tropa; 
- Cuja execução ocupe um período mínimo de 3 meses de duração; 
- Cujo conteúdo esteja relacionado a uma das áreas seguintes: Ciência e Tecnologia,Saúde e Meio Ambiente, Cultura e Artes, e Paz e Compreensão; e 
- Que seja apresentado relatório final com todos os dados e resultados do projeto.

INSÍGNIA MUNDIAL DE MEIO-AMBIENTE


Melhores práticas ambientais - As melhores práticas ambientais devem ser utilizadas.
1) Reconhecer como nós estamos ligados com o meio ambiente, e como podemos fazer boas escolhas sobre nossas ações, que no final podem minimizar o impacto no meio ambiente e identificar as melhores práticas ambientais na sua área local e demonstrar como soluções locais podem ter impacto nos problemas ambientais mundiais

Substâncias perigosas - O risco de substâncias perigosas para a população e para o ambiente deve ser minimizado.
2) Estar alerta para substâncias nocivas no meio ambiente local e identificar suas fontes e demonstrar que ações individuais podem ser feitas para reduzir o risco das substâncias tóxicas para as pessoas e para o ambiente ao redor.

Ar e Água - A humanidade e os sistemas naturais têm de ter água potável e ar puro.
3) Explorar as fontes de água limpa e ar puro no meio ambiente local e identificar as ameaças para a água limpa e o ar puro no meio ambiente local e global e sugerir soluções.



Habitats e Espécies - O habitat natural deve ser suficiente para a sobrevivência das espécies nativas.
4) Explorar uma área natural próxima. Entender as conexões entre os ecossistemas das espécies nativas de plantas e animais e as suas necessidades de habitat e se conscientizar sobre os problemas de conservação no mundo que afetam a biodiversidade.

Riscos ambientais e desastres naturais - A humanidade deve estar preparada para responder aos desastres ambientais e às catástrofes naturais.
5) Ser capaz de reconhecer diferentes tipos de riscos ambientais e desastres naturais e explicar porque eles ocorrem e demonstrar como ajudar outras pessoas a estarem prontas para responder aos diversos riscos ambientais e desastres naturais na sua localidade.


4 - INSÍGNIA DE MODALIDADE

A insignia de modalidade básica do ramo escoteiro é a EXPLORADOR. Para se tornar um escoteiro explorador você deve realizar algumas especialidades especificas da modalidade básica:

Possuir 3 especialidades relacionadas à Modalidade Básica, pelo menos no Nível 2, dentre as seguintes: Meteorologia, Cartografia, Sobrevivência, Sinalização, Acampamento, Pioneiria, Rastreamento, Técnicas de Sapa, Culinária, Excursões e História do Escotismo.

Este distintivo deve ser colocado na manga direita da camisa e pode ser utilizado até o jovem substituí-lo pelo equivalente no Ramo Sênior, ou, caso isto não aconteça, até sua saída do Ramo Sênior.

5 - POSSUIR DEZ NOITES ACAMPADAS

   Possuir dez noites acampadas e provar para o chefe da tropa, através de um relatório simples contendo os locais e datas dos acampamentos que participou, bem como os certificados dos acampamentos distritais.

6 - GANHAR A APROVAÇÃO DA CORTE DE HONRA

   Após toda essa odisseia, o escoteiro deve ser na vida um exemplo e respeitador da lei e promessa escoteira. Deve ser indicado por um monitor ou chefe da tropa em corte de honra para receber sua Lis de Ouro.



PRONTO, DEPOIS DE CUMPRIR ESTES PASSOS VOCÊ SERÁ UM ESCOTEIRO LIS DE OURO! O GRAU MÁXIMO DO RAMO ESCOTEIRO NO BRASIL.


Nenhum comentário: