Conquistando a Insígnia Mundial de Meio Ambiente



   Desejamos que todo o jovem que tenha sido um Escoteiro faça o melhor possível para ser, na idade adulta, um Homem ou uma Mulher AMANTE DA NATUREZA E CAPAZ DE RESPEITAR SUA INTEGRIDADE.
   Mesmo no tempo em que ainda nem existia a palavra "Ecologia", a preocupação com a preservação com o meio-ambiente já estava presente no Movimento Escoteiro.
Baden-Powell insistiu sempre em afirmar que "o Escoteiro vê a natureza como obra de Deus, e protege os animais e as plantas".
   No Movimento Escoteiro, temos consciência de que a natureza é uma unidade viva de extrema complexidade, constituída pelas relações mútuas entre um número muito grande de espécies vegetais e animais em um ambiente determinado.
   A conquista da Insígnia Mundial de Meio Ambiente oferece a você a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as complexas relações entre o Homem, a sociedade e o ambiente em que vivemos, e pode ajudá-lo a desempenhar um papel bastante importante no esforço para fazer com que essas relações se desenvolvam sem colocar em risco o futuro das próximas gerações.
    Como as Especialidades, a Insígnia Mundial de Meio Ambiente pretende ser um ponto de partida, estimulando-o na obtenção e no exercício de conhecimentos em torno de 5 objetivos:


Melhores práticas ambientais
As melhores práticas ambientais devem ser utilizadas.


Riscos ambientais e desastres naturais
O risco de substâncias perigosas para a população e para o ambiente deve ser minimizado.
 
Ar e Água
A humanidade e os sistemas naturais têm de ter água potável e ar puro.
 

Habitats e Espécies
O habitat natural deve ser suficiente para a sobrevivência das espécies nativas

Substâncias perigosas
A humanidade deve estar preparada para responder aos desastres ambientais e às catástrofes naturais.


   Dentro de cada objetivo as etapas são adequadas a faixa etária de cada ramo. Assim as tarefas são propostas dentro de uma progressiva complexidade.

Aceite mais esse desafio e estabeleça como sua meta pessoal conquistar a Insígnia Mundial de Meio Ambiente.

   Faça da conquista da I.M.M.A. mais uma oportunidade para desenvolver sua capacidade de planejar e executar o TRABALHO EM EQUIPE. Mobilize seus amigos mais chegados, converse com sua Matilha ou Patrulha, e tente envolver a todos na fascinante tarefa de conhecer um pouco melhor o mundo em que vivemos. Alem de ser importante para o seu desenvolvimento pessoal, o trabalho em equipe tornará possível e facilitará a execução de algumas tarefas incluídas nas diferentes ETAPAS.

Um Certificado e um Distintivo

A conquista da Insígnia Mundial de Meio Ambiente será reconhecida pela emissão de um certificado e pela entrega de um distintivo de acordo com o Ramo.

   O distintivo correspondente à Insígnia Mundial de Meio Ambiente é um círculo com 5,5 cm de diâmetro, bordado sobre tecido branco, mostrando ao centro o continente Antártico, outras formas que não mostram nenhum continente em especial, e o símbolo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, circulados por uma corda nas cores azul, verde ou roxo correspondendo aos Ramos Lobinho, Escoteiro ou Sênior, respectivamente.
   A IMMA é usada acima do bolso esquerdo da camisa do uniforme ou traje Escoteiro, acima dos demais distintivos usados nessa mesma posição; quando usada em conjunto com o Cruzeiro do Sul, deverá ficar à esquerda deste, com ambos colocados em simetria, em relação ao centro do bolso.
   Uma vez conquistada a Insígnia Mundial de Meio Ambiente você terá o direito de usar o distintivo correspondente após a mudança de Ramo até que se conquiste a insígnia correspondente ao novo Ramo ou que o deixe.

Veja alguns itens que devem ser cumpridos dentro de cada ramo e adquira o GUIA da Insígnia Mundial do Meio Ambiente para maiores esclarecimentos.

Ar e Água
A humanidade e os sistemas naturais têm de ter água potável e ar puro
Explorar as fontes de água limpa e ar puro no meio ambiente local
Entender as formas como a água e o ar podem ser limpos naturalmente
Explorar as fontes de água limpa e ar puro no meio ambiente local
Identificar as ameaças para a água limpa e o ar puro no meio ambiente local e global e sugerir soluções
Explorar as fontes de água limpa e ar puro no meio ambiente local
Demonstrar a relação entre as ações pessoais e a disponibilidade de água limpa e ar puro no meio ambiente

Habitats e Espécies

O habitat natural deve ser suficiente para a sobrevivência das espécies nativas
Explorar a área local. Descobrir espécies locais de plantas e animais e as necessidades de seu habitat.
Demonstrar conhecimento sobre alguns contrastes entre os habitats naturais.
Explorar uma área natural próxima. Entender as conexões entre os ecossistemas das espécies nativas de plantas e animais e as suas necessidades de habitat.
Se conscientizar sobre os problemas de conservação no mundo que afetam a biodiversidade.
Explorar a área local. Entender as conexões do ecossistema das espécies nativas de plantas e animais e as suas necessidades de habitat
Demonstrar a relação entre as ações pessoais e a disponibilidade dos habitat naturais para suportar as espécies nativas.

Conhecer os problemas mundiais da conservação que estão afetando a biodiversidade

Substâncias perigosasO risco de substâncias perigosas para a população e para o ambiente deve ser minimizado
Chamar a atenção para as substâncias perigosas para o meio ambiente.
Explicar as formas para reduzir este risco para pessoas, plantas e animais.
Estar alerta para substâncias nocivas no meio ambiente local e identificar suas fontes.
Demonstrar que ações individuais podem ser feitas para reduzir o risco das substâncias tóxicas para as pessoas e para o ambiente ao redor.
Explicar o impacto local das substâncias nocivas para as pessoas e o ambiente ao redor e o que pode ser feito por indivíduos, grupos e pela comunidade para reduzir estes riscos.
Compreender o impacto global das substâncias nocivas e como ações locais podem mudar o meio ambiente.

Melhores práticas ambientais
As melhores práticas ambientais devem ser utilizadas
Mostrar conscientização de como nossas ações afetam o meio ambiente e modos alternativos para causar menor impacto.
Reconhecer como nós estamos ligados com o meio ambiente, e como podemos fazer boas escolhas sobre nossas ações, que no final podem minimizar o impacto no meio ambiente.
Identificar as melhores práticas ambientais na sua área local. Demonstrar como soluções locais podem ter impacto nos problemas ambientais mundiais
Explicar como nossas escolhas de ação e de responsabilidade, como indivíduos, grupo, comunidade e país podem afetar o meio ambiente.
Entender como podemos alterar as nossas ações para melhorar o nosso impacto no meio ambiente. Demonstrar como soluções locais podem ter impacto nos problemas ambientais mundiais

Riscos ambientais e desastres naturais
A humanidade deve estar preparada para responder aos desastres ambientais e às catástrofes naturais
Ser capaz de reconhecer diferentes tipos de riscos ambientais e catástrofes naturais.
Demonstrar como estar preparado e reagir aos riscos ambientais e às catástrofes naturais na área local.
Ser capaz de reconhecer diferentes tipos de riscos ambientais e desastres naturais e explicar porque eles ocorrem.
Demonstrar como ajudar outras pessoas a estarem prontas para responder aos diversos riscos ambientais e desastres naturais na sua localidade.
Ser capaz de reconhecer diferentes tipos de riscos ambientais e desastres naturais e explicar porque eles ocorrem.
Demonstrar como ajudar outras pessoas a estarem prontas para responder aos diversos riscos ambientais e desastres naturais na sua localidade. Explicar como as mudanças no meio ambiente podem influenciar perigos ambientais e catástrofes naturais

Fonte: GEAT

Nenhum comentário: