Montagem de Acampamento

   Olá, mais uma semana! Estão preparados para mais dicas do chefe? Então o assunto desta semana é MONTAGEM DE ACAMPAMENTO. Então vamos lá!

   
   1º > Quando uma patrulha escoteira vai acampar, é muito importante definir previamente todos os encargos dos patrulheiros. Com isso evita-se de alguém chegar e precisar esperar orientação do monitor. Então, distribuam os seguintes encargos: COZINHEIRO, AUXILIAR DE COZINHA, AGUATEIRO, ALMOXARIFE, LENHADOR, AUXILIAR DE LENHADOR, SANITARISTA e INTENDENTE. Existem também encargos na sede, são eles: ALMOXARIFE, SECRETÁRIO, TESOUREIRO, BIBLIOTECÁRIO e RECREACIONISTA.

   
   NA SEDE:
Almoxarife - Encarregado do inventário (lista) e da conservação do material da Patrulha.
Secretário - Encarregado da história da patrulha e do livro de patrulha com dados e curiosidades.
Tesoureiro - Encarregado da arrecadação de fundos e das compras.
Bibliotecário - Encarregado do inventário de livros da patrulha bem como por mantê-los conservados. Também atua atualizando o blog da patrulha.
Recreacionista - Encarregado de esporadicamente apresentar jogos e canções. Também cria e dirige esquetes de patrulha. Trata da parte espiritual organizando rituais, gritos e orações.

   NO ACAMPAMENTO:
Almoxarife - Encarregado do inventário (lista) e da conservação do material da Patrulha.
Intendente - Encarregado da guarda dos alimentos.
Cozinheiro - Encarregado da preparação das refeições.
Auxiliar de Cozinha - Encarregado em manter limpa e organizada a cozinha e auxiliar o cozinheiro quando necessário.
Sanitarista - Encarregado em manter limpo o campo, e construir fossas e latrinas quando necessário.
Aguateiro - Encarregado do abastecimento de água para a cozinha e outras necessidades.
Lenhador - Responsável por não deixar faltar lenha para a fogueira e principalmente para a cozinha.
Auxiliar de Lenhador - Auxiliar para catar lenha junto do lenhador.
ESPECIAL - Enfermeiro (Escoteiro com especialidade de primeiros socorros acumula este encargo).


   2º > A segunda providência que deve ser tomada é na chegada ao local do acampamento. Deve ser observado pelo monitor a melhor maneira de instalar o campo. Todos os patrulheiros devem deixar suas mochilas em um local definido pelo monitor e começar a montagem do campo, dividindo tarefas. É muito importante que ninguém fique parado para não sobrecarregar o outro companheiro. O monitor deve ajudar e ficar de olho nos seus patrulheiros, definindo novas tarefas para os ociosos. Faça tudo com competência, afinal você vai morar ai por alguns dias, é sua casa! Monte as barracas sempre como na ilustração ao lado, para não ser invadido por mosquitos a noite. Existem quatro modos de montar o toldo, deve se observar as melhores maneiras para proteger as barracas e para a cozinha.


   3º > Após a montagem do campo, já se pode depositar as mochilas e colchonetes dentro das barracas. ATENÇÃO: Para não haver perdas e bagunça nas barracas, sempre recoloque as coisas na mochila e mantenha ela fechada!
Feito isso o monitor inspeciona as barracas e libera para que cada um assuma seu dever na patrulha, o Lenhador e seu auxiliar montam o canto do lenhador e saem colher lenha seca do chão, gravetos também são necessários. ALERTA: Escoteiro não corta lenha, catamos tudo do chão! O Aguateiro pega as vasilhas e sai em busca de água potável, somente se não encontrar pergunta ao chefe. O intendente organiza a cozinha, enquanto o almoxarife, o cozinheiro e o auxiliar de cozinha preparam o local do fogão aéreo ou da fogueira. Faz-se a pioneiria ou retiram-se as leivas para a construção da fogueira. O sanitarista vai limpando o canto e instala uma lixeira que ele mantém sempre organizada. Quem ir terminando pode ir cercando o espaço do acampamento com um sisal ou corda e também pode ir trabalhando em pioneirias se houver tempo, tais como um portal, porta calçados, mesa, pia e lixeira.

   4º> O monitor "monitora" o tempo para que se termine antes das atividades, ou antes, que anoiteça.

  ALERTA: DEVEM SER OBSERVADAS AS REGRAS DE SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS E MANIPULAÇÃO DO FOGO!


Nenhum comentário: