Nós

NÓS
ACESSE O SITE GUIA DE NÓS E APRENDA ATRAVÉS DE VÍDEOS VÁRIOS OUTROS NÓS!

MAS AFINAL PARA QUE SERVEM ESTES NÓS?

NÓ DIREITO: É utilizado para unir cabos de mesma espessura, isto é, para amarrar cordas da mesma grossura. No escotismo, o nó direito é o símbolo da força e a união da fraternidade mundial que une os escoteiros de todas as nacionalidades, estando presente no símbolo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro.

NÓ DE CORRER: Segundo o site GUIA DE NÓS, o Nó de Correr, conhecido também como Nó Corrediço, cria uma alça que corre. É bem rápido e fácil de fazer, e suas utilidades são variadas. Seu uso principal é amarrar objetos que devem ficar mais firmes quando for exercida uma força sobre eles. Deve ser evitado seu uso direto com o corpo, pois o nó aperta sob qualquer movimento ou força, podendo cortar a circulação no local.

VOLTA DO FIEL: Segundo o site GUIA DE NÓS, a volta do Fiel e Volta do fiel Dupla são nós que servem para se fixar uma corda em um tronco. É muito usado por iatistas para atracar o barco com segurança, mas também é muito usado por escoteiros para começar amarras. É um nó bastante firme (principalmente o duplo), e pode ser arrematado com um cote. No escotismo serve para começar amarras!

NÓ DE ESCOTA: Segundo o site GUIA DE NÓS, o Nó de Escota é um nó muito versátil. Serve para unir as pontas de cordas com espessuras diferentes. É muito firme, e não cede à pressão, mas na hora de desfazer, não fica muito apertado. Existe a versão Dupla (e tripla, que segue o mesmo princípio) e alceada. A versão alceada é largamente usada como nó de bandeira, por ser muito firme, porém fácil de desfazer.

NÓ ASELHA: Segundo o site GUIA DE NÓS, o Nó de Aselha (ou Azelha) é muito prático. Cria uma alça que não corre de maneira prática e rápida. Infelizmente, se for submetido a grandes forças, ele aperta a ponto de ser impossível soltar. Por este motivo, não é sugerido em várias ocasiões. Para evitar que o nó fique impossível de desfazer, algumas pessoas colocam um galho no meio do nó, e tiram ele na hora de soltar, afrouxando o nó.

VOLTA DA RIBEIRA: O nó Volta da Ribeira permite amarrar uma corda a um tronco. Um nó muito útil, pela facilidade de fazer e desfazer, especialmente enquanto está difícil dar outra volta no objeto a ser amarrado. Tem função similar ao do nó de correr, pois enquanto é submetido a uma tensão, o nó fica mais apertado; mas é mais fácil de ser desamarrado. O nó perde sua segurança quando a tensão é retirada.

NÓ CADEIRA DE BOMBEIRO: Nó Cadeira de Bombeiro é um nó de salvamento, sobretudo de altura, em casos de incêndios, o nó é reforçado por dois cotes laterais, para firmá-lo bem. O nó é feito com duas alças amplas, uma para atuar sob os braços e a outra por trás dos joelhos, ficando as pontas livres.

LAIS DE GUIA: Segundo o site GUIA DE NÓS, O Lais de Guia é um nó que reúne as melhores características de um nó. Ele é simples, fácil de fazer, fácil de regular, fácil de desfazer e muito firme. É um nó que cria uma alça que não corre. Sua utilização é variadíssima, exatamente por sua praticidade.

SEMPRE ALERTA!


Nenhum comentário: