Sigue Jovem

   Olá pessoal! Hoje eu venho aqui para explicar melhor o que é esse tal de sigue jovem e como funciona! Então vamos nessa!

   
   Bem, o SIGUE é um sistema on-line para arquivamento de informações dos associados na UEB (União dos Escoteiros do Brasil), é pelo Sigue Administrativo, que os chefes controlam a vida pessoal do jovem, desde sua entrada no grupo até a saída, desde o ramo lobinho até o pioneiro e depois na chefia, todas as informações são cadastradas, também informações de saúde e sobre as atividades ocorridas.

   Já o SIGUE JOVEM. ou Meu SIGUE, é uma forma de o jovem ter acesso a algumas informações, como endereço, em caso de se mudar, escola, e-mail, etc. É bem importante o jovem manter atualizado seus dados, facilitando a vida da chefia. Ele também pode observar seus dados de progressão na vida escoteira e cobrar do chefe que atualize seu sigue. Outra vantagem do sigue é que lá tem a possibilidade de se cadastrar em certos eventos.
COM SEU SIGUE ATUALIZADO, FICA MAIS FÁCIL REALIZAR SEU REGISTRO ANUAL DA UEB.

O MEU SIGUE PODE SER ACESSADO PELA CHEFIA!

   Bom vamos ver como começamos a utilizar esta ferramenta passo-à-passo:

ACESSANDO O MEU SIGUE PELA PRIMEIRA VEZ

Primeiramente você acessa o site do sigue ou pelo site da UEB, ou pelo da UEB-RS.


Coloque o site nos seus favoritos, desta forma irá facilitar seu acesso semanal!

PODE ACESSAR TAMBÉM PELO BLOG NA ABA SUPERIOR "SIGUE JOVEM"

Em seu primeiro acesso, você deve observar este campo abaixo:

- CLICANDO NA PARTE LARANJA VOCÊ TEM INFORMAÇÕES SOBRE O QUE É O MEU SIGUE:

"- O Meu SIGUE é o programa para todos os associados da UEL. Nele o associado pode fazer consultas de suas informações e das informações da Seção a que pertencem;
- No Meu SIGUE o associado não poderá fazer inclusões, nem exclusões das informações já existentes, esta função é exclusiva do SIGUE Administrativo;
- Para facilitar a atualização dos dados dos associados, somente serão permitidas alterações, inclusões e exclusões nas seguintes itens dos “Dados Cadastrais”: o seu endereço residencial, o seu e-mail, o seu telefone residencial e celular, e a sua foto;
- O SIGUE Administrativo é o sistema voltado para os responsáveis pela administração de informações da Unidade Escoteira Local – UEL (Grupos Escoteiros ou Seções Escoteiras Autônomas), são os diretores, escotistas e voluntários da área administrativa;
- SIGUE (Sistema de Informações e Gerenciamento de Unidades Escoteiras) é um programa desenvolvido para auxiliar as Unidades Escoteiras Locais – UEL (Grupos Escoteiros ou Seções Escoteiras Autônomas) e seus Associados, na administração das informações relativas às Atividades Escoteiras, Ficha Individual (120), Progressão Individual e demais informações;
- O SIGUE está disponível, gratuitamente, para todas as Unidades Escoteiras Locais – UEL devidamente reconhecidas e para todos os Associados devidamente registrados;
- O SIGUE funciona através de acesso direto a Internet, não sendo necessária à instalação de nenhum programa e nem download de arquivo. Todas as informações ficarão armazenadas em um servidor localizado no Escritório Nacional da UEB. "

- CLICANDO NA PARTE ROXA VOCÊ APENDE A FAZER SEU PRIMEIRO ACESSO:

"- Só pode acessar o Meu SIGUE todos os associados da UEL devidamente registrado na União dos Escoteiros do Brasil;
- O primeiro acesso ao Meu SIGUE é automático, não sendo necessária nenhuma solicitação ou autorização;
- Digite, no campo “Nº de registro”, o número do seu registro na União dos Escoteiros do Brasil, que é o número impresso na sua Carteira de Identificação Escoteira Anual. (Ex. 123456, sem o digito verificador);
- Digite a sua data de nascimento no campo “SENHA” (Ex. Jovem nascido em 29 de fevereiro de 1990, senha inicial “29021990”);
- Clique no botão “ENTRAR”;
- Se as informações estiverem corretas o Menu Principal do Meu SIGUE vai aparecer na tela.
Caso isso não aconteça e aparecer à frase “Login ou senha inválida”, entre em contato com a Secretaria da sua UEL."

- CLICANDO NO AZUL CLARO, VOCÊ TEM INFORMAÇÕES DE COMO PODERÁ RECUPERAR SUA SENHA PERDIDA:

"ESQUECI MINHA SENHA
Se você esqueceu sua senha, deverá digitar abaixo seu número de registro na União dos Escoteiros do Brasil (Ex.: 123456, sem o dígito verificador) e seu e-mail cadastro no SIGUE. Se estas informações estiverem corretas o SIGUE enviará uma nova senha para o seu e-mail. (AQUI HAVERÁ UM CAMPO PARA DIGITAR DADOS)

ESQUECI MINHA SENHA E MEU E-MAIL
Se você esqueceu sua senha e seu e-mail cadastrados no SIGUE, procure a secretaria do seu Grupo Escoteiro e solicite uma consulta aos seus Dados Cadastrais. Anote seu e-mail cadastrado no SIGUE e, em seguida, acesse o SIGUE e solicite uma nova senha.

ESQUECI MINHA SENHA E MUDEI MEU E-MAIL
Se você esqueceu sua senha e o e-mail que você cadastrou noSIGUE não é mais utilizado, solicite à secretaria do seu Grupo Escoteiro a alteração do seu e-mail nos seus Dados Cadastrais. Após esta alteração você poderá acessar o SIGUE e solicitar uma nova senha.

ESQUECI MINHA SENHA E NÃO TENHO E-MAIL
Se você esqueceu sua senha e não tem um e-mail cadastrado no SIGUE, procure a secretaria do seu Grupo Escoteiro e solicite o cadastro de um e-mail. Pode ser o e-mail de um amigo, do monitor, do chefe ou do presidente do Grupo. Após o cadastro, anote este e-mail, acesse a tela inicial do SIGUE e solicite uma nova senha. A nova senha será enviada para este e-mail. Com a nova senha em mãos acesse o SIGUE e retire do seus Dados Cadastrais o e-mail utilizado."

CLICANDO NO VERDE CLARO VOCÊ TEM INFORMAÇÕES CASO NÃO SEJA ASSOCIADO NA UEB:

"ORIENTAÇÕES
- Este é um acesso reservado para Associados da União dos Escoteiros do Brasil - UEB, realizado através de seu Sistema de Informações e Gerenciamento de Unidades Escoteiras - SIGUE (programa desenvolvido para auxiliar os Grupos Escoteiros e seus Associados, na administração das informações relativas à prática do Escotismo);
- Os Associados da UEB gozam de benefícios diferenciados, tais como:
·     Participação em eventos nacionais e internacionais do Escotismo, este último em função da UEB ser a única organização autorizada pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro a praticar o Escotismo no Brasil;
·         Cobertura de seguro de atividades escoteiras;
·         Participação em atividades dos Escoteiros do Brasil;
·         Acesso gratuito ao Sistema de Registro das Informações do Histórico Escoteiro;
·         Possibilidade de compra de produtos escoteiros exclusivos da Loja Escoteira Nacional;
·     Participar democraticamente das instâncias e espaços de decisão da organização, dentre outros.

VOCÊ SABIA?
A União dos Escoteiros do Brasil é uma entidade sem fins lucrativos e de Utilidade Pública Federal, que goza de isenções fiscais e outros benefícios que são transferidos somente a seus Associados. Em função dessas condições, a Loja Escoteira Nacional somente pode comercializar seus produtos para os Associados da UEB e que estejam em dia com seu registro institucional. Dessa forma, a instituição cumpre suas obrigações legais e beneficia seus Associados com a disponibilização de produtos isentos de impostos."


BEM, DEPOIS DE LER O NECESSÁRIO BASTA ESCREVER SEU NÚMERO DE REGISTRO NO CAMPO VERMELHO E SUA SENHA NO VERDE (CASO SEJA O PRIMEIRO ACESSO, DIGITE SUA DATA DE ANIVERSÁRIO SEM SEPARAÇÕES). OUTRA INFORMAÇÃO IMPORTANTE É QUE O ÚLTIMO DIGITO DO REGISTRO NÃO É UTILIZADO NO ACESSO.

E POR FIM CLIQUE NO AZUL PARA ACESSAR!

ESTAMOS NO MEU SIGUE, E AGORA?

AGORA VAMOS APRENDER O QUE SIGNIFICAM OS BOTÕES DO LADO ESQUERDO.

O BOTÃO MARCADO EM VERDE É PARA VOLTAR NA PÁGINA INICIAL.

O AZUL SERVE PARA VOCÊ BAIXAR SUA FICHA DE SAÚDE E CONFERIR SE FALTA ALGUM DADO OU PARA UTILIZA-LÁ EM ALGUM EVENTO.

NO LARANJA VOCÊ PODE ALTERAR SEUS DADOS CADASTRAIS, MANTENDO SUA FICHA ATUALIZADA.

EM GRUPO/SEÇÃO/PATRULHA/MATILHA EM MARROM, VOCÊ TEM ACESSO A INFORMAÇÕES SOBRE SEU GRUPO ESCOTEIRO, SEÇÃO (ALCATEIA, TROPA OU CLÃ), E SOBRE SUA PATRULHA, SEMPRE PODENDO INFORMAR AO CHEFE INFORMAÇÕES INCORRETAS.

EM CALENDÁRIOS EM AZUL CLARO, VOCÊ CONFERE O CALENDÁRIO DE ATIVIDADES E EVENTOS ESPECIAIS DO GRUPO E DA SEÇÃO (ALCATEIA, TROPA OU CLÃ).

EM EVENTOS EM ROXO, VOCÊ FICA SABENDO DAS GRANDES ATIVIDADES E PODE SE INSCREVER, É CLARO, COM A DEVIDA AUTORIZAÇÃO DO SEU GRUPO ESCOTEIRO.

NO VERDE LIMÃO ESTÁ A LOJA ESCOTEIRA, NELA VOCÊ PODE ENCOMENDAR ARTIGOS ESCOTEIROS DIRETAMENTE DA LOJA ESCOTEIRA, SOMENTE ATRAVÉS DO MEU SIGUE OU DA SECRETARIA DO GRUPO É POSSÍVEL COMPRAR ARTIGOS ESCOTEIROS DA LOJA ESCOTEIRA.

NO CINZA EM CONVÊNIOS, VOCÊ FICA SABENDO SOBRE CONVÊNIOS DA UEB.

NO PRETO MENSAGEM, VOCÊ PODE ESCREVER E RECEBER MENSAGENS DE TODOS OS MEMBROS DO SEU GRUPO ESCOTEIRO, ASSIM COMO RECEBER MENSAGENS DA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS EM QUE ESTEJA INSCRITO.

NO ROSA DE IDEIAS E DOCUMENTOS, VOCÊ TEM ACESSO A DOCUMENTOS E IDEIAS DO GRUPO.

E NO AMARELO, É O ALTERAR A SENHA, AQUI VOCÊ PODE COMO DITO, ALTERAR SUA SENHA!

E POR FIM O BOTÃO DE SAIR DO SIGUE.

E era isso sobre o Meu Sigue pessoal, espero que tenham gostado e aprendido! SEMPRE ALERTA!


Nenhum comentário: