Como ser um Lobinho Cruzeiro do Sul

Aprovado pelo Grupo, homologado pela Diretoria Regional e certificado pela Diretoria Executiva Nacional ao Lobinho especialmente recomendado pelos escotistas da Alcateia que:

1 - Tenha conquistado todas as atividades previstas no 2º Guia do Caminho da Jângal;
2 - Tenha participado de, no mínimo, três  acantonamentos;
3 - Tenha conquistado, no mínimo, cinco especialidades em pelo menos três ramos de conhecimentos diferentes;
4 - Tenha conquistado uma das quatro Insígnias de Interesse Especial do Ramo Lobinho: Insígnia Mundial Escoteira de Meio Ambiente, ou a Insígnia da Lusofonia, ou Insígnia do Cone Sul, ou a Insígnia da Boa Ação;
5 - Seja recomendado pelos Velhos Lobos e pela Roca de Conselho por ser um Lobinho dedicado, frequente às atividades da Alcateia e cumpridor da Lei e Promessa do Lobinho.

1 - O CAMINHO DA JÂNGAL

Através da presença nas atividades da sede o lobinho vai cumprindo o CAMINHO DA JÂNGAL, isto é, o velho lobo (Akelá, Baloo, Baguera, Kaa, Chill, etc.), aplica atividades para o lobinho se desenvolver e obtendo assim os passos da progressão. Após a promessa, o lobinho torna-se PATA TENRA, que após um ciclo de atividades com a alcateia, passa a ser lobinho SALTADOR, logo depois ele torna-se lobinho RASTREADOR e por fim, lobinho CAÇADOR, tornando-se assim apto para conquistar o CRUZEIRO DO SUL.

2 - ACANTONAMENTOS

O lobinho deve participar das atividades especiais fora da sede, ao completar ao menos três acantonamentos ou acampamentos, ele já está apto para conquistar o CRUZEIRO DO SUL.

3 - ESPECIALIDADES

   Os lobinhos devem fazer com os velhos lobos as especialidades, comparecendo nas reuniões na sede ele ocasionalmente irá ter atividades relacionadas a isso. O velho lobo irá conduzir os lobinhos em diversos ramos do conhecimento, trabalhando as cinco especialidades precisas e de ramos diferentes, tais como serviços, desportos, ciências e tecnologias, habilidades escoteiras e cultura.

4 - INSÍGNIA DE INTERESSE ESPECIAL

O lobinho deve possuir no mínimo uma das INSIGNIAS DE INTERESSE ESPECIAL listadas abaixo:
INSÍGNIA DA LUSOFONIA

Linguagem e Comunicação: Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo: 
a) Entrevistar alguém que tenha morado, ou esteja morando, em um país lusófono; 
b) Ver um filme nacional ou animação de outro país Lusófono; 
c) Enviar e receber uma correspondência, ou e-mail, contendo uma foto de sua Alcateia, para um lobinho de outro país Lusófono. 
d) Conhecer uma lenda ou conto de um outro país lusófono, e contá-la para sua Alcateia.

INSÍGNIA DO CONE SUL

Escotismo: Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo: 
a) Descobrir quais distintivos poderia conquistar se fosse de outro país do Cone Sul. 
b) Ensinar a Alcateia a cantar uma canção escoteira de outro país do Cone Sul. 
c) Conhecer as principais terminologias do Ramo Lobinho (Alcateia, Matilha, acampamento, etc) em outro idioma falado no Cone Sul (espanhol, português, guaraní, etc) diferente do seu. d) Conhecer o símbolo das Associações Escoteiras que integram o Conesul.
Cultura: Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo: 
a) Degustar pelo menos um prato típico de outro país do Cone Sul, conhecendo sua história e origem. 
b) Visitar exposições ou feiras culturais referentes a outros países do Cone Sul. 
c) Conhecer uma lenda ou conto de outro país do Cone Sul e conta-la para Alcateia. 
d) Conhecer o nome das principais danças típicas dos países do Cone Sul. 
e) Ir a uma peça de teatro cujo roteiro seja de outro país do Cone Sul e não esteja adaptado.
Linguagem e Comunicação: Realizar pelo menos duas, dentre as opções abaixo: 
a) Assistir uma animação ou filme nacional de outro país do Cone Sul. 
b) Enviar e receber uma correspondência, ou e-mail, contendo uma foto de sua Alcateia, para um lobinho de outro país do Cone Sul. 
c) Entrevistar alguém que esteja morando, ou tenha morado em algum país do Cone Sul.
Geografia - Realizar as duas atividades abaixo: 
a) Indicar, no mapa mundi, onde estão localizados os demais países do Cone Sul, sabendo reconhecer suas bandeiras e explicar o significado das cores de cada uma delas. 
b) Pesquisar utensílios e invenções utilizadas no Brasil que tem origem em países do Cone Sul.

INSÍGNIA DA BOA AÇÃO

Explorar a sua comunidade: 
a) Conhecer os principais problemas sociais de sua rua ou bairro e conversar com seus pais sobre como você poderia contribuir para melhorá-los.
b) Conhecer instituições de sua comunidade que realizam ações assistenciais a pessoas necessitadas ou orientação para a melhoria da vida das pessoas, procurando saber de que forma sua Alcateia poderia ajudá-las. 
Lobinho em Atividade: 
a) Participar de pelo menos uma edição do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária com sua Alcateia ou de outra atividade de ação comunitária realizada pela sua Alcateia ou pelo seu Grupo Escoteiro. 
b) Perceber os eventuais perigos a que estão expostos os lobinhos em uma excursão ou acampamento/acantonamento e ajudar a aplicar as regras de segurança para evitá-los.
Lobinho em Ação: 
a) Participar de pelo menos três boas ações coletivas com sua Alcateia, contribuindo com ideias e ações para o planejamento e execução das atividades. 
b) Participar de uma ação comunitária promovida por alguma instituição de sua comunidade: igreja, clube, escola, posto de saúde, polícia, bombeiros, casa comercial, etc. e fazer uma relatório sobre essa participação. 
c) Planejar e executar uma boa ação, diferente das realizadas anteriormente, que seja útil em sua Alcateia, casa, escola ou comunidade, com duração mínima de um mês, apresentando posteriormente os resultados para sua Alcateia.

INSÍGNIA MUNDIAL DE MEIO-AMBIENTE



Melhores práticas ambientais - As melhores práticas ambientais devem ser utilizadas.
1) Mostrar conscientização de como nossas ações afetam o meio ambiente e modos alternativos para causar menor impacto.


Substâncias perigosas - O risco de substâncias perigosas para a população e para o ambiente deve ser minimizado.
2) Chamar a atenção para as substâncias perigosas para o meio ambiente e explicar as formas para reduzir este risco para pessoas, plantas e animais.

Ar e Água - A humanidade e os sistemas naturais têm de ter água potável e ar puro.
3) Explorar as fontes de água limpa e ar puro no meio ambiente local e entender as formas como a água e o ar podem ser limpos naturalmente.


Habitats e Espécies - O habitat natural deve ser suficiente para a sobrevivência das espécies nativas.
4) Explorar a área local. Descobrir espécies locais de plantas e animais e as necessidades de seu habitat e demonstrar conhecimento sobre alguns contrastes entre os habitats naturais.



Riscos ambientais e desastres naturais - A humanidade deve estar preparada para responder aos desastres ambientais e às catástrofes naturais.
5) Ser capaz de reconhecer diferentes tipos de riscos ambientais e catástrofes naturais. Demonstrar como estar preparado e reagir aos riscos ambientais e às catástrofes naturais na área local.


5 - RECOMENDAÇÃO
   O lobinho precisa da recomendação dos velhos lobos e da Roca de Conselho da Alcateia, deve ser dedicado, frequente às atividades da Alcateia e cumpridor da Lei e Promessa do Lobinho.
   Com esses cinco passos o lobinhos estará apto a conquistar o distintivo de Cruzeiro do Sul.

FAÇA SEU MELHOR POSSÍVEL!

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